quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

MEDICINA no Paraguay!


Olá, pessoal.

FELIZ ANO NOVO!!
Que 2011 seja repleto de realizações, novos desafios e muita, muita felicidade a todos!






Talvez este seja o post mais esperado por todos que aqui visitam. Vou falar sobre o caminho que fiz.

Estudar fora do Brasil é um desafio. Se você está pensando em ir estudar fora tenha isso bem fixado na sua cabeça.

Mesmo estando logo ali, ao lado, não se engane. O Paraguai é um país bem diferente do nosso - Brasil. O "problema" principal, imediato e o que mais vai fazer você se virar ( ou pirar) é o idioma. Vale lembrar que, como sendo outro país, a cultura é diferente. Muito diferente. Então, não pense que todo mundo vai entendê-lo.

A boa notícia nesse quesito é que o português e o espanhol são muito parecidos. O que facilita - e muito - o aprendizado. E o povo paraguaio é muito receptivo em sua maioria. Eles gostam de quem quer aprender.

Outra coisa que ajuda é que a faculdade vai sugar você ao máximo, entenda: tempo, com muitas aulas teóricas e práticas e muitas, muitas e muitas horas de estudo em casa.

Há um bando de pessoas que foram para o Paraguai achando que ia ser fácil e viram que na prática a teoria é outra.

Lá, não é necesário fazer um exame para entrar na faculdade - vestibular. Basta ter os documentos e pronto. Você está matriculado. O problema lá, meus caros, não é entrar. É SAIR. FORMAR.

Para se ter uma breve idéia. Minha turma, que começou em março/2004 tinha exatos 137 alunos matriculados. Também, havia uma outra faculdade - a concorrência - que tinha uma turma parecida.
A concorrência teve problemas no meio do ano de 2004 o que fez com que muitos alunos migrassem para não correrem o risco de perder o ano. A esta altura, mais da metade dos 137 alunos da minha turma já estavam reprovados em anatomia e/ou histologia, que eram ( e são) as principais matérias do primeiro ano.
Vendo o cenário a "minha" a faculdade decidiu abrir uma nova turma em agosto/2004 comportando as reprovados e os novos alunos. Total de uns cento e alguns alunos.
Não me lembro bem, mas acho que naquele ano - 2004, tivemos algo como 200 alunos novos - contando apenas uma vez os que começaram o primeiro ano duas vezes.

No final, quando eu estava me formando, daqueles 199 rostos diferentes do primeiro ano, apenas outros 6 me acompanhavam. Isso mesmo. Dos 200 alunos no primeiro ano em 2004, APENAS 7 chegaram a reta final do curso sem reprovar, ou seja, fizeram a faculdade em 6 anos.
No total, havia 15 formandos. 7 que fizeram em 6 anos e outros 8 que fizeram em 7 ou 8 anos; teve gente que levou 10 anos.

Você deve estar se indagando neste exato momento: porque tudo isso?
Simples.
A faculdade é um filtro. E cada ano que passa é mais seletivo. São muitas matérias por ano, muitas aulas, muitas provas, provas discursivas, provas orais (muitas).

Não estudou. Fica.

Mas isso é assunto para outra hora.

Voltando ao assunto matrícula. Quais são os documentos necessários? Anote.
***caso a faculdade não tenha mudado, mas vou verificar depois***

1 - Certidão de Nascimento
2 - Histórico Escolar - segundo grau

Mas... estes documentos devem passar antes por:

1 - Consulado Paraguaio no Brasil
2 - Ministério de Relações Exteriores ( lá em Assunção)

E depois é só pagar a matrícula.
Pronto você é aluno do primeiro ano de medicina.

Ah só lembrando aos interessados em começar este ano. Os que se matricularem em janeiro a matrícula é grátis!
Ao menos na UniNorte que é a faculdade na qual eu estudei.

As aulas começam em março e vão até final de novembro. Depois, estão as provas finais. A média da faculdade é 6,0 (60%).
Você tem que tirar essa nota durante o ano e daí você é credenciado a fazer a prova final que é uma prova na qual entra toda a matéria do ano. E, também, tem que tirar a média. Então, por fim, você passou na matéria.
Isso é para TODAS as matérias.
Anatomia, por exemplo, foi assim no meu ano.
29 provas orais. Todo sábado as 07h00.
10 provas escritas. Uma cada 3 ou 4 provas orais. Depende do módulo.
Tirou a média de 60% ? Sim.
Então, pode fazer a prova final. 40 pontos no cadáver - prova prática. Tem que acertar 60%. Acertou? Vai para a prova teórica. 60 questões escritas. Mesma história. 60%. Passou? Sim. Parabéns você passou em anatomia.

Sites importantes:

UniNorte - Universidad Del Norte

Universidad Del Pacifico Privada


Espero ter ajudado em algo.
Qualquer pergunta ou dúvida. Estou a disposição. Pode deixar comentário que dependendo do conteúdo eu não publico. Ok?

Depois vou escrever sobre a atual situação dos que formaram fora do país e estão tentando obter o reconhecimento do diploma aqui.

Até mais.



66 comentários:

Ramalho F.P. Junior disse...

Olá André! eu vou fazer este ano a faculdade, mas já estou pensando no futuro...
sou de dourados como você e trabalho no HU. Me respoda de puder:
Trabalhando no Paraguai, o pagamento ou a remuneração é semelhante a remuneração paga no Brasil?
Como estão as vagas para médicos aí no Paraguai?
Obrigado e boa sorte na sua Revalidação...

ANDRÉ DE ALMEIDA disse...

OLá Ramalho.
É o seguinte: Paga muito mal. Existe trabalho pra todo mundo, mas os salários não são bons.
Eu trabalho no Ministério da Justiça. Ganho até bem, mas sou uma exceção.
A revalidação hoje é diferente do que era antigamente. Entretanto, guarde algo na sua cabeça. O mercado brasileiro é muito bom - ambiente de trabalho e salários - o que faz com que os médicos sejam cada vez mais protecionistas.
Vá e faça a sua facul, mas estude muito e se prepare porque quando você voltar o esquema de revalidação vai ser diferente e mais difícil.
Onde você vai fazer a facul? Pedro Juan ou outro lugar?
Se eu fosse você faria em outro lugar. Asunción, Encarnación, Villa Rica ou Itapua são os outros lugares.
O mais importante para a formação do médico é a prática. E Pedro Juan, ainda, não tem a estrutura suficiente para dar uma formação descente. Por outro lado, a sua formação vai depender uns 60% do seu estudo, do seu empenho, ou seja, de VOCÊ.
Pense bem!
Até mais.

Anônimo disse...

André e sobre transferência no meio da faculdade?!tenho varias duvidas e tb moro em Dourados !! Vc tem E -mail ou MSN ?! Obrigada

Luana disse...

André e sobre transferência no meio da faculdade?!tenho varias duvidas e tb moro em Dourados !! Vc tem E -mail ou MSN ?! Obrigada

Unknown disse...

Ola André, meu no meu é Aryanna, me matriculei na UP de Pedro Juan Caballero.
Porque voce disse que ''Pedro Juan, ainda, não tem a estrutura suficiente para dar uma formação descente''.
Voce me passou uma preocupação agora, rs. Como esta sua revalidaçao?

Anônimo disse...

André, meu nome e Aryanna, voce tem MSN, para podermos conversar?. Agradeço.

Débora disse...

Olá André, pretendo ir para o Paraguai em Julho mas ainda tenho dúvidas com relação à documentação. Como é feita essa passagem dos documentos pelos orgãos federais? Com relação à entrada no país é necessário visto ou passaporte?
muito obrigada

Adriana disse...

Olá, André, sou de Paranaiba, MS e pretendo fazer medicina em Pedro Juan. Para exercer a profissão aqui no Brasil o que é realmente preciso fazer?

Elis Regina disse...

Olá André, como vai? gostaria de saber se as aulas são em português, os materias de estudo. E porq vc escolheu fazer a aculdade no paraguay e não na argentina ou uruguai? abrçs

Anônimo disse...

Oiiiii André,estou começando agora na Uninorte,já vi e senti que terei que ralar muito.Gostaria que me indicasse quais livros usou para anatomia,e mais ou menos como se passam as provas orais....
Beijos

ANDRÉ DE ALMEIDA disse...

Olá pessoal.

Elis
As aulas são em espanhol. Tem que aprender, mas é fácil pois tem muitas palavras parecidas. As duas línguas são latinas então não vai ser problema.
Eu tenho um amigo que tem parentes no Paraguay; por isso que eu fui pra lá e não pra outro lugar.

Anônimo
Olha só. Depende do seu professor. Tem professor que aceita vários livros e outros não.
A dica pra ir bem nas provas é simples, muito simples. ESTUDAR.
Eu gostava de anotar o que o professor falava na aula e depois ler o livro pra ter uma idéia. Daí eu juntava tudo e fazia meus resumos. E, finalmente, no dia da prova, sei lá umas 3 ou 4 horas antes eu ficava simulando como se eu estivesse falando para o professor. Funcionou pra mim. Tenta até achar a melhor maneira pra você.

Até mais

Anônimo disse...

oi sou eu a Cely,
Vc sabe alguns emails que eu posso entrar que é bom para estudar?..
Obrigada.!

ANDRÉ DE ALMEIDA disse...

Oi Cely.
Veja só eu não estudei em Pedro Juan. Não sei como funciona.
Quanto ao fato de estar meio perdida, fique trânquila, pois, logo logo você começa a pegar o ritmo e também a enteder o espanhol.
Procure tentar sempre falar em espanhol e ler bastante.
Site interessante para ver algo seria entrar no google e digitar o assunto que você busca e por SCIELO junto ao assunto.
A SCIELO é um site muito bom de arquivos de pesquisas. Ok?
Até mais.

Camila disse...

Ola ..Gostaria de saber sobre revalidação no Brasil,,,irei para Paraguay em 2012...

Anônimo disse...

Oii, sou a Celly..
Muito obrigado pela sua dica...
Posso te fazer outra pergunta se não for muito encomodo....?
No caso da tese, eu ja tenho que começar a me programar ou ainda nao?e o discurso terá que ser em espanhol?Nao entendo muito dessas coisas.
Até..
Abraços!

ANDRÉ DE ALMEIDA disse...

Celly,
Olha eu não tive que apresentar tese.
No entanto, durante a faculdade, tive vários trabalhos e seminários. Todos, apresentados em espanhol em alto e bom tom. Rsrs
Tem que se acostumar.
NÃO TEM OUTRA FORMA!!!
Os muitos trabalhos orais - seminários e apresentações - servem para perder o medo de falar em público; perder o medo de FALAR.
Lembre-se sempre que você, amanhã, será médica e será de fundamental importância para o seu sucesso e para o bom atendimento que você saiba conversar e retirar o máximo de informações do seu paciente.
É tudo um processo pelo qual todos vão passar.
Uns vão passar mais rápido outros vão demorar um pouco mais, mas será preciso passar.
Como disse antes, fique tranquila e estude..
Até mais

Anônimo disse...

Ola..muito obrigado pela sua ajuda..vou escutar mais para aprender o mais rápido possivel o espanhaol..Qlqr coisa apareço de novo.
muito grata Doutor.
Até
Cely.

Anônimo disse...

André "PARABÉNS" Minha filha pretende estudar em Assunção me fale desta faculdade é boa mesmo? Ela é muito estudiosa e está no curso de Espanhol justamente se preparando para ir. Com relação a moradia o que você me orienta casa ou apartamento e media de aluguel pois prefiro que ela more só ou no maximo com mais uma pessoa.Aguardo.Mari

Anônimo disse...

André eu imagino que naõ tenha sido nada fácil. Porém estudar prá medicina é isto ESTUDAR ESTUDAR E ESTUDAR. Mande para mim relação de documentos preciso providenciar.
Só posso fazer a inscriçaõ pessoalmente? Me fale um pouquinho da cidade. E da faculdade. Com quanto posso viver mais ou menos aí? Existem condominios bons proximos da faculdade? Estarei agendando para conhecer antes de ir morar.Um abraço. Mari

Décio Souza disse...

Olá pretendo fazer medicina em Ciudad del Este na Universidad Nacional del Este, ou na UPE em Pres. Franco, tem alguma informação sobre essas instituições?

ANDRÉ DE ALMEIDA disse...

Tdromantico.
Olá. Olha não tenho informações destas faculdades, mas vou tentar conseguir. Tenho alguns conhecidos que fazem faculdade lá. Vou pedir para me passarem informações de preço, conceito, provas e etc.
Só me dê uns dias.

Abraços

Anônimo disse...

Olá André ! Sua experiência e vivência como estudante do exterior são muito valiosas. Nota-se que vc é uma pessoa muito centrada em seus objetivos. Espero mesmo que vc consiga revalidar seu diploma para atuar no Brasil, caso queira, é claro. Estive visitando escolas de medicina na Bolívia, Argentina e Paraguay. Estava pronto e decidido em ir para a Argentina mas, depois que vi o resultado do exame para revalidar os diplomas de medicos formados no exterior, realizado pelo CESPE/UNB, a pedido do MEC, Dos 628 inscritos, apenas dois candidatos foram aprovados. E destes 2 aprovados, um deles já possuía bastante experiência na área, tendo feito especialização na Espanha por 1 ano e o outro já era formado na Argentina desde 2008. Então, acho que o governo brasileiro com essa nova metodologia de revalidação de diploma, simplesmente jogou um balde de água fria na cabeça daqueles que sonham em ser medicos, fugindo da exploração das escolas brasileiras e buscando formação em outros paises que têm o curso de medicina nos mesmos padrões brasileiro. Se esta mesma prova fosse aplicada aos alunos das escolas particulares do brasil, frequentada pelos filhinhos de papai, o resultado também não seria muito diferente.
Diante disso tudo, resolvi dar um tempo.
Obrigado pelas informações e boa sorte.
Hélio

ANDRÉ DE ALMEIDA disse...

Olá Hélio.
Primeiramente, vá embora fazer o curso. Realize o seu sonho!
Segundo, obrigado pelos elogios.
Veja só, o Projeto Piloto foi uma grande, tremenda enganação. Por isso ele foi reformulado este ano e por isso ano passado o índice de aprovação foi tão baixo.
Eu me inscrevi para a prova. No começo o edital dizia uma coisa e, depois, mudou. Continuou mudando e, mudando, e mud...Não havia uma data para a prova e quando divulgaram estava encima da hora. Local da prova: Brasília - Capital CARÍSSIMA. Agora, imagina você ter que comprar passagem, arrumar hospedagem, tudo uma semana e meia antes da prova. Estou dizendo de preços. Fator importante de desistência. Outra coisa, o edital era muito "diferente" do que foi dito inicialmente. Não haveria duas fases e no final houve. E a segunda fase iria coincidir com a prova da UFRN - Natal, prova que eu estava me preparando há um tempo. Eu e muitos outros colegas simplismente desistimos. Depois, quem fez a prova me disse que foi sem noção.
Quanto ao que disse da prova, eu conversei e levei a prova para alguns professores da Medicina aqui em Minas e eles simplesmente disseram que a prova estava "F_d@". Rsrs
Não desista do seu sonho. Vá lá e se prepare porque quando voltar vai ter que passar por uma prova ou seja lá o que for no futuro próximo.
Quem se prepara chega. Coloque isto na sua cabeça!!
Até mais

Anônimo disse...

olá andrè td bem? estou indo para ciudad del leste no dia 25 agora fazer medicina, vc esta atuando no brasil? obrigada e sucesso

Anônimo disse...

Ola meu amigo sou alair de manaus - amazonas eu qria fazr medicina no paraguay e gostaria q vc m dce algumas informaçoes de como ingressar na faculdade ja stou tranformando meus documnto en espanhol algumas ementas das diciplinas q cursei na faculdade de enfermagm daqui do amazonas UFAM,e algumas de pedagogia da UEA e gostaria q vc se pudesse m repassar a mensalidade, os hoteis mais baratos ou residencias, jatenho uma faculdade dentro, e stou fazndo d enfermagem mas adoraria realizar meu sonho q é fazr medicina. eu t agradeceria muito por essa força de vontade q vc tem com todos>> poderia a ter ser a sua faculdade ond vc fez.

Anônimo disse...

meu amigo mais uma pergunta tem como eu mi matricular agora no mes de maio de 2011>>> obrigado>e vc tem msn>>>valeuu

ANDRÉ DE ALMEIDA disse...

Alair,
Olá.
O negócio é o seguinte. Este ano, acho que não tem mais como iniciar. Porque já foi dado muito conteúdo e tem as faltas né! Tem que ter um mínimo de 70% de presença nas aulas teóricas e 80% nas práticas. Acho eu que, infelizmente, não tem como recuperar mais este ano. Você pode se preparar para o ano que vem.
Nunca é tarde para começar. Digo e repito mil e "trocentas" vezes. VÁ EM BUSCA DO SEU SONHO. NÃO SE IMPORTE COM A IDADE, O QUE OS OUTROS VÃO DIZER E ETC.
Siga o SEU SONHO.
Você vai sentir uma felicidade INEXPLICÁVEL quando VOCÊ alcançar aquilo que VOCÊ busca.
Vou fazer um novo tópico falando mais coisas das faculdades. Vou ver se consigo mais informações.
Abraços
e'mail: andredealmeida82@yahoo.com.br

janete disse...

hola andre entrei no seu site por acaso e adorei, tudo q vc coloco sobre os estudos e da formacao no py sao de fato, minha filha vai faze a prova final na quinta feira pra entrar na universidade catolica na cidade de villa rica, antes dela escolher a universidade a gente fez uma pesquisa, e entre todas as universidades do py so duas fazem a prova de ingreso, q e uma prova durante trez messes e so entram os 70 alunos com a pontuacao maior, no curso da minha filha q comeco dia 10/01/2011 tinha 250 alunos e terminaram so entre 148 , quinta feira e a ultima prova estamos anciosas pra ver o resultado, mais confiante pq nas materias realizadas minha filha ta na posicao 22 de 70.... te parabenizo pelo seu gesto de ajudar muitos q tem intencao de estudar aqui no py, um grande abraco!!!!

Anônimo disse...

Oie André,tava passeando pelo google qndo encontrei seu blog.Estou no 4 ano de med em pjc.Queria saber como q tá essa sua luta pra revalidar o diploma, que conselhos vc dá pra quem ainda tá se preparando pra essa guerra,será q fazer medcurso em ddos ajuda na prova?
Carol.

leeh disse...

boa tarde andre,
Gostaria de saber sobre a faculdade de medicina de pedro ruan caballero, como é o nome e quais as suas referencias sobre a mesma.
aguardando, eliana.

Anônimo disse...

Oi andré, moro em foz e tenho interesse em fazer na UPE (Universidad Privada del Este) em Ciudade del Este cidade vizinha, mas li algo sobre uma federal em Hernandarias, pesquisei mas não achei nada sobre ela, você tem alguma informação

obrigada

Anônimo disse...

oI André, as suas informações e opiniões são excelentes para quem deseja "estudiar" medicina. Preciso que entre em contato comigo pelo e-mail um grande abraço.

Pablo disse...

Oi Andre, então, eu curso medicina aqui na bolívia, em santa cruz de la Sierra, estou cursando o 4 ano, mais estou interessado em transferir pro Paraguay, depois das boas noticias de convalidação, você saberia me dizer uma faculdade boa pra isso, e que eu nao perca semestres, e se julga ser uma boa ideia, e qual a media de preço no paraguay, pra faculdade? desde ja agradeço.

Anônimo disse...

Olá André e todo pessoal que estão pensando em fazer Medicina no Paraguay,Bolívia,ou Argentina,gostaria de conversar com vcs,pra tirar dúvidas e quem sabe,a gente formar um grupo de amigos pra chegar la juntos,ate porque como seremos imigrantes,sera mais facil (Eu acho). me add no msn *************** ou orkut *************** Qualquer ajuda sera benvinda... Abraços e ate mais... Jonas Moreira

dafne disse...

Oi André,sou estudante de medicina(uninorte de P.J.C) e tenho uma grande dúvida.Me falaram que irei gastar muito dinheiro para conseguir revalidar meu diploma...com advogados,tradução,COMPLEMENTAÇÃO DE MATÉRIAS...Isso é verdade?vc gastou muito para deixar os seus documentos aptos para fazer inscrições para revalidar?
Se puder me responder ficarei muito grata!

ANDRÉ DE ALMEIDA disse...

Carol,
Vou escrever um post só sob revalidação. Aguarde um pouco, ok?

leeh - Eliana,
Os nomes são Pacífico e UniNorte. Não sou um grande fã. Quando estive por lá não gostei da estrutura das mesmas; as mesmas faculdades são muito melhores em Assunção, inclusive eu formei na UniNorte de Assunção. Agora, se tiver que escolher uma da fronteira, a Pacífico é melhor.

Silvia,
Não conheço também. Vou ver se consigo algo.

Pablo,
Olha hoje em dia esta difícil você conseguir transferência para uma facul daqui do Brasil. Existem umas leis estaduais (depende do Estado né!) que proibem as faculdades de aproveitarem as matérias que você cursou aí. É questão de você procurar. Não sei dizer onde aceita. Ok?

Dafne,
Veja só, hoje, não é mais pedida a tradução dos documentos. Você vai gastar passando no MEC, Ministério de Relações Exteriores do seu país e também no Consulado do Brasil aí.
Aqui, você vai gastar para fazer as inscrições nas provas que você escolher. Eu aconselho fazer na UFMT que é onde o processo é mais claro. UFRN não vai abrir este ano, mas é uma boa também. Já a complementação parece que não vai mais ter nos próximos anos. Temos que aguardar.

Até pessoal. Abraços

Anônimo disse...

Amigo tenho parentes em foz do iguaçu e gostaria de saber da qualidade da Universidaded Privada del Este, é uma boa faculdade? tambem vi uma que se chama Universidad Tres Fronteiras(Uninter) voce saberia me informar se a qualidade dessas duas faculdades são boas?

quero muito fazer medicina, mas nao quero fazer faculdades muito ruins e dps prejudicar outros pacientes por nao ter uma boa formação.

obrigado!

Anônimo disse...

Mariana Guimaraes. Olá ... Bom, queria mt mt ir a bolivia MAS... lá é um verdadeiro "caos" por isso prefiro ir ao Paraguay ou Argentina mais pra isso quero saber o custo de vida ! :) Então, me adc no msn pra me dar algumas informações! ********@*********** ou *******@********

Anônimo disse...

oiii.me chamo Fernanda..tranquei minha facul em Foz do Iguaçu, para fazer Medicina no Paraguay, estou com medo mas estou me preparando para realizar meu sonho,qual universidade voçê me aconselharia em cidade Leste,
estou anciosa, tenho medo de entrar em uma fria...por favor me de algum conselho.. aguardo sua resposta..bjs

Anônimo disse...

Olá André, me tire uma duvida por favor, os Medicos formados no PY podem fazer residencia no BR??

Muuito Obrigada!

ANDRÉ DE ALMEIDA disse...

Fernanda,

Não conheço as faculdade daí, mas vou procurar me informar e depois respondo.

Silvia,

Podem sim, mas tem que ver se o médico vai querer exercer aqui ou no exterior.
Caso você queira ficar aqui no Brasil primeiro você tem que revalidar o seu diploma e depois prestar a residência. Agora, se for ficar no país de onde vem, então pode fazer a residência e voltar depois que terminar a mesma. Há mais coisas também. Manda e'mail e daí eu escreve mais coisas, ok?

Até mais

Anônimo disse...

Olá André! Vou começar a estudar medicina em 2012 na faculdade Fundacion H.A Barceló na Argentina, Buenos Aires e gostaria de saber se você tem algum conhecimento da mesma.

Abraços.

Marcelo disse...

Bom dia, gostei muito do processo de apresentação do seu blog, sou médico, formei no Brasil e tenho muitos amigos em estudo no Uruguai e Argentina, penso ser um absurdo a questão da revalidação, deveria ser automática com comprovação da mesma, o que se passa no Brasil, é pura e simplesmente reserva de mercado, como fazem com as questões de títulos de qualificação, se a pessoa fez residência médica ou pós-graduação, ainda tem que fazer mais uma prova qualificatória para poder exercer a especialidade? Em meu pensamento tudo isso é duvidoso.
É um conglomerado de caça ao $ de cada um para poder exercer a profissão de escolha, penso eu que o correto seria seleção natural do mercado, ou seja, o bem informado de boa qualificação se mantém no mercado por boas condutas e respeito conquistado diante dos pacientes e colegas, o não qualificado perde espaço em pouco tempo.
Abraço.

ANDRÉ DE ALMEIDA disse...

Sheik Kahled

Olá, bem vindo ao blog. Eu não conheço a faculdade em questão, mas vou ver se consigo alguma informação a respeito da mesma!
Abraços

ANDRÉ DE ALMEIDA disse...

Marcelo,

Bem vindo ao blog. Obrigado pelos elogios.
Veja só. Eu não acho a revalidação automática o melhor caminho a ser tomado. Existem muitas pessoas - profissionais - que vêm lá de fora e são muito despreparados. É uma verdade que precisa e deve ser dita. Porém, há outros muitos que são excelentes e deixam vários, aqui do Brasil, "no chinelo".
Acredito e concordo - sem tirar uma vírgula - no que você disse: "o mercado seleciona".
Tem de existir uma maneira de avaliar o profissional que vem de fora, mas a forma utilizada hoje é muito desleal. É uma verdadeira reserva de mercado.

Abraços e continue acompanhando o blog.

Carlene Biannevys disse...

olá Andre muito bacana seu blog.
André o que vc sabe sobre o acordo ARCO-SUL pelo que eu entendi ele pretende avaliar as melhores faculdades da angentina e paraguay e dessas faculdades não será exigida revalidação vc sabe algo sobre isso?
abraços

carlene

ANDRÉ DE ALMEIDA disse...

Carlene Biannevys

Bem vinda ao blog.
Olha é a primeira vez que escuto falar desse tal acordo ARCO-SUL.

Vou procurar me informar e coloco aqui assim que possível.

Até mais.

Rafael disse...

andré,vc encontrou problema para revalidar seu diploma no brasil?



indique-me a agencia q ajudou a regularizar seus documentos?

Anônimo disse...

Interessante, os cursos de medicina no Paraguai. Esse país está na frente do Brasil em qualquer medida de qualidade do sistema de saúde. Por exemplo, o Paraguai tem a segundo melhor medicina da América do Sul, atrás apenas da Colômbia, segundo a Organização Mundial de Saúde. Podem verificar. No World Life Expectancy, o Paraguai registra 76 anos, contra 72 do Brasil. Os médicos Paraguaios conseguem cor de rosa nos tratamentos de câncer de fígado, bexiga e ovário, assim como doenças do pulmão. O Brasil não tem nenhum cor de rosa. Por outro lado, o Brasil tem quatro vermelhos (alcoolismo, doença de Chagas e Hepatite C), e o Paraguai não tem nenhum. Mesmo assim, defendo o exame de revalidação. Se a medicina do Paraguai é tão boa como os órgãos internacionais estão a indicar, então os estudantes formados por lá não deverão ter problemas em passar no exame de revalidação. Acho também que deveria haver exame de validação do diploma para os formados no Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, todos fazem exame de licenciamento em medicina. O Brasil deveria seguir o modelo. E mais, faculdade que não aprovasse pelo menos 30% no exame seria fechada, como os americanos fizeram graças a Abraham Flexner.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla disse...

Olá André, meu nome é Carla sou de Curitiba PR e depois de ler seu blog decide fazer medicina no Paraguai, antes pensava em fazer na Argentina, mas mudei de ideia. Suas informações são preciosas valeu mesmo por ajudar mais alguns que tem o grande sonho da medicina. Apesar da riqueza de detalhes que você passou eu ainda tenho algumas dúvidas, não consegui entender quais faculdades são gratuitas (se é que existem) ou qual o valor das mensalidades das particulares. O custo de vida no Paraguai é muito alto? Quanto seria necessário para passar o mês para um casal? Obrigada e continue ajudando mais pessoas como você está fazendo, este é o verdadeiro espírito do médico. Abraços. Carla.

Anônimo disse...

Olá André!!
Gostaria de cusa medicina em uma das univesidades do Paraguai,mas não sei aonde devo ir para inscrever-me,e qual delas na tua visão é a melhor?e também seria necessario um curso de Espanhol antes de entrar na Universidade?
Obrigado

renata disse...

Que bom q existem pessoas com bom coração e boa vontade em repassar suas experiencias como vc, obrigado.Estou em duvidas se vou para a Argentina ou Paraguai...........

André Wlisses disse...

Olá André, sou enfermeiro em Belo Horizonte(MG), tenho pretensão de me graduar em medicina no Paraguay, meu receio é no momento da revalidação aqui no Brasil, gostaria de saber também como é o custo de vida no Paraguay, quantos reais seriam necessário para estudar e viver no Paraguay, desde já, agradeço.

Bacchini disse...

Ola me chamo Francis Vinicius vivo na fronteira Foz-CDE se preciar de informações sobre a UNE, Uninter e UPE ambas em CDE e so perguntar q eu ajudo.

oks

Mairane disse...

Admiro nós estudando que vem pro exterior estudar.. Medicina não é qualquer curso.. e nem pra qualquer um. Você tem que se dedicar e abdicar de muitas coisas. Eu amo o meu curso.. e me vejo logo logo um futura médica. Parabéns André.. gostei do seu blog e vida.

Paula disse...

olá André, sou enfermeira, neste caso você sabe se tem como eliminar algumas matérias?

Anônimo disse...

ola andre eu sou waleria , e estou pensando em ir cursar medicina em paraguay em 2012 , la existe duas matriculas por ano ... queria saber por que talvez eu so va em junho de 2012 , por favor se vc poder me ajudar eu agradeço abraços..

Carla disse...

oi Paula
também sou enfermeira, na UP tem como vc eliminar sim algumas matéria, vc só tem que verificar a carga horária das suas matérias, comparar com as da faculdade de medicina.
me passa seu imail que eu passa pra vc a carga horária da UP. ou me add, carladayy@hotmail.com
bjs

Anônimo disse...

Olá André, gostaria de saber quanto a transferencia antes do final do curso... é dificil? E vale a pena? Forte abraço e parabéns pelo blog e objetivo alcançado!
Cassius

luiza disse...

ola andre sou luiza tenho 33 anos e pretendo iniciar esta jornada adorei seus comentarios e foram de grande ajuda porem nao li nenhum referente a sua situacao atual vc revalidou ,esta exercendo ???felicidades

Anônimo disse...

ola andré!!gostaria de saber se vc terminou todo seu curso no Paraguai ou se transferiu para o Brasil e terminou aki,e tambem li algo onde vc fala q parece q a complementação nao ira mais ter?sera q isso é fato?com isso ficara mais dificil formar la e atuar aki?obrigada

Anônimo disse...

Ola Andre, gostaria de saber qual o custo para traduzir os documentos no conlado py no brasil, e sobre o ministerio de relaçoes internacionais em assunção? como meus doc. passao por lá eles quem fazem essa parte burocratica ou eu tenho que levar pessoalmente??? e o custo de tudo isso? me falaraum preços absurdos em dolarees.. hauhaus sou de fozz.. :D

Rodrigo Gênova disse...

Ola André,boa noite.
Gostaria de saber o valor da sua faculdade,no curso de medicina,mais ou menos o quanto que sai o custo de vida...
Muito obrigado

Anônimo disse...

Olá André, estou pensando em ir cursar medicina no Exterior, porém estou e dúvida entre Paraguai e Argentina, qual desses países vc indica e qual é o melhor, além de quais universidades ao seu ver são melhores ?? e só por curiosidade, que motivo te fez escolher o Paraguai e não outro país ??

Anônimo disse...

Andre para exercer a profissão aqui no Brasil precisa fazer alguma prova? Obs: Estudando em Ponta Porã?
Rafael