sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Porque Fazer Medicina??

Essa foi a pergunta que eu me fiz nos últimos dias. 
Por quê? 
Porque eu li o post "Cuidar de gente " no blog "Pensando Alto", da minha amiga Mel - confira o texto, vale a pena ( http://pensandoaltobymelribas.blogspot.com/2008/09/cuidar-de-gente.html ) - e também porque estou lendo um livro incrível que é "Jesus, o maior líder que já existiu" de Laurie
 Beth Jones (foto acima e ao lado). Incrível mesmo!

Estou no quinto ano de Medicina, aliás, já estou no fim do quinto ano, quase no sexto e último ano, e nunca parei para pensar o motivo pelo qual eu faço Medicina. 
Calma lá! 
Eu não desci aqui de paraquedas não! Pelo contrário, eu sempre busquei esta carreira maravilhosa para mim, mas nunca pensei como estou pensando nos últimos dias. 
A Medicina me fascina cada dia mais e mais e, quando penso que estou esgotado, vejo um paciente se recuperar ou simplismente ir embora de uma consulta feliz da vida só pelo fato de ter recebido um pouco de atenção, dai meu amigo as pilhas se recarregam.

Bem eu faço Medicina. E você faz o que da vida?? 

Faça as seguintes perguntas a você, mas pergunte mesmo e reflita!

1-Porque eu faço o que eu faço?
2-O que eu espero de mim fazendo isso que faço?
3-O que eu posso mudar no mundo com meu trabalho?
4-Eu sou totalmente comprometido com o que eu faço?
5-Em quem você se inspira para ser o que é?
E a mais importante.
6-Quanto você confia em você mesmo fazendo o que faz?

Bem essa era a mensagem que eu queria passar hoje!
Pensem bem, ok? E não deixem de comentar!

Abraços!

Fotos: 
1-Capa do livro "Jesus, o maior líder que já existiu"
2-Doctor House - do seriado da Universal Channel
3-Doctor Carter- do seriado ER *Plantão Médico no Brasil* da Warner Channel

30 comentários:

Unknown disse...

Caraca!

Que bom q te inspirei! Só Deus mesmo! Mas curti mto seu post... nessa geração q estamos, temos q parar e refletir algumas atitudes e escolhas nossas, senao vamos apenas reproduzindo sem pensar o porque!

Bom fim de semana e bom descanso!

té mais!

ps. ainda nao me inspirei p escrever de novo, mas quem sabe esse fim de semana nao rola algo novo?!?

Anônimo disse...

Nossa, adorei o q vc escreveu aki.
Sabe estou terminando o 3º ano do E.M e o meu sonho é de fazer Medicina e ser Cardiologista.

Lendo isso q vc escreveu fiquei mais animada ainda, se vc puder me dá uma forcinha me contando mais sobre essa profisão maravilha.

> saranjinho@hotmail.com<

Bjuus.

Bruna disse...

Nossa essa post me fez pensar bastante e me deu forcas para continuar estudando para entrar em uma faculdade de medicina. Estou no segundo ano E.M. e agora tenho certeza do que vou fazer.
Vc poderia postar mais sobre a faculdade de medicina? Que universidade entrou?

Unknown disse...

Eu penso a mesma coisa que vc, sou estudante de Ciências Contábeis, e meu sonho sempre foi fazer Medicina...mas coloquei na minha cabeça qie não tinha condiçções de fazer pq eu mesma pago minha facul...e ecabei fazendo Contabilidade...e agora não sou uma pessoa realizada...e vou começar a correr atraz do que eu quero...ainda tenho 22 anos e ñ sei como mas vou dar um jeito de custiar meu curso de Medicina.
Me deseje sorte...rsrsrs

cristiano disse...

Meu velho curti muito seu blog,e sua disposição em cursar medicina conheço o ambiente hospitalar muito bem trabalho em um hospital,to a um tempo pensando em ingressar na medicina,vi que vc cursa no paraguai se puder me dar umas dicas de faculade e como se manter em outro paiz ficarei extremamente grato, um abç!

cristiano disse...

velho curti muito seu blog parabéns,to pensando em fazer medicina se puder me dar umas dica de faculdade em outro paiz e de revalidação.

Unknown disse...

Oi amigo,adorei o seu discurso.
No brasil deveria ter mais pessoas que nem você!
Eu particularmente penso em fazer medicina quero engresar nessa faculdade tenebrosa...

Espero dar-me bem nela.

Unknown disse...

Oi amigo,adorei o seu discurso.
No brasil deveria ter mais pessoas que nem você!
Eu particularmente penso em fazer medicina quero engresar nessa faculdade tenebrosa...

Espero dar-me bem nela.

hLx disse...

Oii, meu nome é Milena *-* tenho 17 anos. Bom, meu sonho é fazer medicina, e ultimamente tenho tido tanta tristeza querendo esse sonho pra mim, meu pai não acredita que eu posso, minha mãe faleceu de câncer, alias, ninguém acredita. Eu sei que eu posso e eu vou, e eu queria muito pedir a ajuda de alguém que possa me ajudar a estudar para passar no vestibular, é meu sonho.. meu sonho é cuidar das pessoas, ser neurocirurgiã na ala de pediatria. Me incentivou muito assistindo Ben Carson - quem estiver disposto a me ajudar, agradeço MUITO desde já. e-mail: milujiii.te@hotmail.com - Que Deus me ajude e nEle eu tudo posso! *-*

Unknown disse...

Muito interessante esse seu post ! Estou na maior dúvida a respeito de cursos, sem contar a pressão neh..
Mas tenho pensado bastante em medicina e o irônico é que achei mais materiais enumerando os motivos para não fazer medicina dos próprios estudantes.
Parabéns pelo Post. Passou de inspirado para o meu inspirador !

ANDRÉ DE ALMEIDA disse...

Oi Vanessa, tudo joia?
Obrigado pelos elogios e fico muito feliz de estar podendo ajudar..

Valeu mesmo.

Até mais

Unknown disse...

Parecem perguntas de auto-ajuda.
não achei que essas são as perguntas certas ou se existem perguntas certas para resolver essa questão.

abraço

Anônimo disse...

Olá! Tenho 16 anos e ainda estou meio em dúvida quanto ao curso que vou escolher para fazer, afinal, essa é uma decisão que decidirá o caminho que seguirei durante o resto da minha vida!
Desde pequena, odeio ver as pessoas sofrerem, estando sempre disposta a ajudar a todos.. Na verdade, sempre pensei nos outros antes de pensar em mim mesma.. Talvez, por isso, tenha um perfil que possa se encaixar numa estudante de medicina! Acho uma profissão linda e cada dia mais ela se torna um sonho pra mim! Adorei o blog, muito legal!! Será que vc podia falar mais sobre a faculdade, as cadeiras e algumas experiências que passou no curso? Você concorda que é necessário nos privarmos de uma vida pessoal bem definida e realizada para nos tornamos médicos? Agradeço desde já, Bruna 2º ano EM

Anônimo disse...

Nossa artigo ótimo,ultimamente também estou pensando em fazer medicina,mas parece tudo tão impossível e tão difícil de se alcançar,na verdade acho q sinto mesmo falta de alguém que me esclareça dúvidas!!!!!!adoreei

heleno junior disse...

adorei o que vc escreveu aki
vc pordi posta mais da sua facudade de medicina fera vale gostei

Onielly disse...

Muito boas tuas palavras!
Só me fez ter certeza que o curso que quero é Medicina.
Faço odontologia mas vou tentar medicina. Se Deus quiser vou conseguir o que almejo!

Anônimo disse...

Gostei muito do que lí, parabéns pela iniciativa. Tenho 38 anos, sou professor de matemática de formação, mas trabalho como analista da qualidade há 14 anos em uma multinacional, não vejo realização nenhuma no que faço.Por isso, já há um ano penso seriamante em fazer medicina,não é apenas um sonho é a realização de uma vida. Vou para a Bolivia, pois tenho certeza para mim é o unico meio. Estou preocupado apenas com questão da revalidação, por tanto, se puderes dizer comentar algo sobre isso será muito util.

Unknown disse...

Ola André, tudo bem? Bom tenho 32 anos de idade, sou casado pai de um filho de 2 anos e minha esposa espera uma filha. Andei pensando muito estes dias... Quanto tempo ja perdi e hj penso seriamente em fazer vestibular para medicina... admiro muita a profissão e nunca tive coragem de enfrentar os estudos. Ah... comprei o Livro "Jesus, o Maior Líder Que Já Existiu". Valeu!!!

Er.com disse...

hehehehe, daqui dois anos eu vou fazer medicina, se Deus e a Nossa Senhora quizer, e eles a de quererem como eu quero... Estava lendo o post. e vi suspreendido a foto do Dr. Carter do ER, tenho quase todos os capítulos aqui no pc, e para quem numca viu e que gosta de Medicina e seriados médicos, indico essa série, além de muito real ensina muito mesmo quem quer essa profissão! abração a todos, e quando eu entrar na faculdade volto por aqui para lhe informá-los e receber os parabéns de todos vocês (espero)!!! Té mais
msn : henrique_ricci_@hotmail.com

Unknown disse...

Olá, quero dizer que adorei seu blog. Sua mensagem de incentivo e reflexão me levaram mais uma vez ter a certeza do que realmente quero. Acredito que cursar Medicina é muito mais do que cursar uma faculdade, é estar disposto a realizar nossos próprios sonhos no que fazemos, no que nos esforçamos, é se realizar na conquista do próximo. Obrigada, hj posso afirmar que tenho certeza do que realmente quero.

Anônimo disse...

Em primeiro lugar boa noite! Entrei em seu blog por acaso ..digitei no Google >por que fazer medicina? E apareceram as opções ...cliquei em duas li todo o conteúdo, no terceiro clique apareceu um texto seu , quero dizer uma postagem sobre o assunto em seu blog .. Achei muito interessante, pois um grande sonho meu é fazer medicina ..O que um dia era um sonho hoje é uma meta ,prestar vestibular e cursa uma faculdade ! Adorei os temas abordados, nas postagens em seu blog , vi alguns temas , e li todo o texto escrito em suas ponstagens sobre os diversos assuntos, O primeiro foi: Por que fazer mediciana ? não vim aqui falar sobre minha vida, mas sim elogiá-lo pela bela forma de se expressar, de escrever bonito , se é que você me entende? Vou resumir minha história de vida.. já tive uma doença...não tive o tratamento adequado , passei por psiquiatra , psicólogo,neurologista , psicoterapeuta, entre outros ... tomei vários remédios até chegar a ter uma parada cardiorrespiratória,, enfim fui parando de tomar remédio por conta própria .. Comecei a voltar ao normal e ser uma ex esquizofrênica ... Meti a cara nos estudos depois de ver que a única pessoa que sempre estava do meu lado mesmo eu sendo o desgosto da família era minha Mãe .. Pensava comigo se não estudar não irei conseguir nada... Assim foi eu comecei a pensar ] Só mente em uma coisa fazer faculdade de medicina e agudar pessoas, salvar vidas .. Assim o ano de 2009 passou .. 2010 estava no 2° do E.M .. Terminei o ano com ótimas notas.. Comecei a trabalhar ... Começou 2011 hoje estou cursando o 3° do E.M ...É que tive uma perda bem significante em minha vida meu irmão faleceu dia 20/02/11 e dois dias antes de seu falecimento ele ligou para falar para minha mãe q passaria o aniversário dele aqui aonde moramos 20/04/11... e neste mesmo telefonema ele me falo uma coisa que hoje me incentiva muito a nunca desistir do meu sonho de medicina .. ele falo Bi você pode tudo! você sabe disso .. Você vai realiza aquele sonho isso eu te garanto, cuida bem da mãe me promete q sempre ira da orgulho a elá .. Assim hoje penso comigo mesma.. sou a filha q mais deu desgosto mais serei também a que Dara muito orgulho no futuro próximo !!! Obrigada pela atenção e repito voce é um bélo ecritor e também um bom critico !

Ronny Andrade disse...

Nossa muito bom! Falando de Jesus então! ^^

Anônimo disse...

André

estar junto do cliente e ajudá-lo a descobrir onde não se cuidou, onde se equivocou, é um grande trabalho.

Medicos que acham que tem que atender o desejo insano de alguem que quer se curar as custas dos outros. sem mudar de vida. São adorados pelos clientes parasitas,
mas fazem um desserviço a humanidade

ppam2911@gmail.com disse...

olá, me chamo pamella e tenho 22 anos. decidi que vou fazer medicina, porem tenho medo que o tempo passe e eu não consiga passar no vestibular, por isso busco sempre um estimulo como voce, pára não desistir. chegei a cursar o primeiro periodo de direito, mas percebi que a medicina mim escolheu, e não vou desistir até conseguir o meu objetivo. por favor escreva para o meu e-mail mim dando apenas um incentivo contando como foi sua trajetória para conseguir ingressar na faculdade, pois mim acho um pouco velha para começar a tentar o vestibular. desde já agradeço a sua atenção.

ppam2911@gmail.com disse...

olá, me chamo pamella e tenho 22 anos. decidi que vou fazer medicina, porem tenho medo que o tempo passe e eu não consiga passar no vestibular, por isso busco sempre um estimulo como voce, pára não desistir. chegei a cursar o primeiro periodo de direito, mas percebi que a medicina mim escolheu, e não vou desistir até conseguir o meu objetivo. por favor escreva para o meu e-mail mim dando apenas um incentivo contando como foi sua trajetória para conseguir ingressar na faculdade, pois mim acho um pouco velha para começar a tentar o vestibular. desde já agradeço a sua atenção.

Anônimo disse...

Olhe bem... esta profissão de médico não é nenhuma poesia e na pratica é muito diferente do que se aprende na faculdade. Quem tá do lado de fóra fica imaginando que é uma vantagem enorme ser medico, mas quando vc cai na vida vai ver que é um grande engodo. Eu sou medica formada desde 1994 e garanto que não foi uma boa escolha, os planos de saúde acabaram com a nossa profissão, nos tornamos escravos destes atravessadores sacanas e ainda somos vítimas das más condições de trabaho e de salários vergonhosos. Não existe dignidade na profissão médica! Conheço muitos colegas que já foram vítimas de agressões em plantões de PS e que foram processados por pacientes. O CRM não tem qualquer fundamento para nos calçar e são meros institucionais. Além disto não existe estabilidade nesta profissão e além disto vc precisa fazer pose e ter o orgulho de ter chegado até aqui! Pra que? Estudei na UFRJ, passei num dos vestibulares mais difíceis e me classifiquei nos 10 primeiros lugares de uma universidade federal e hj sou operária braçal nos hospitais desta cidade maldita, cuidando de gente que desconhece a real situação da sociedade e para as quais eu basicamente não tenho qq solução para os seus problemas. Sou mais uma testetmunha dos seus sofrimentos e pouco tenho a acrescentar... só paliativos, só mais uma a cruzar o seu caminho. Estes planos de saúde safados sucateram a nossa profissão!!!Não cometam o msm erro que eu...

Anônimo disse...

Nossa, amei o que você escreveu onde esta falando porque fazer medicina...este também é o meu desejo ser medica para ajudar sempre o próximo e receber em troca a felicidade de ver um paciente saindo curado e alegre,este sim é o verdadeiro espirito de um estudante de medicina.

Anônimo disse...

Olá , poxa que fascinate eu também me encontro hoje numa situação como essa eu quero fazer medicina ,mais ainda não consigo saber o por que , explicar sabe? eu acreio que a medicina é esplendida no sentido de reviver esperanças de pessoas e revolucionar a qualidade de vida , vivendo mais e com saúde por mais tempo isso só a medicia pode evoluir o campo vasto do conhecimento ,projetando soluções para facilitar o nosso meio de viver. okkk bjsss

Camila Wildberger disse...

Adorei seu texto!! Parabéns!!!

Vou publicá-lo em meu blog, ok?? Claro que com os merecidos créditos!!

www.beijonopadeiro.com

Abs.,
Camila Lisboa

Camila Wildberger disse...

Adorei seu texto!! Parabéns!!!

Vou publicá-lo em meu blog, ok?? Claro que com os merecidos créditos!!

www.beijonopadeiro.com

Abs.,
Camila Lisboa