segunda-feira, 6 de junho de 2011

OPNIÃO DA REPORTAGEM DO FANTÁSTICO DE 05 DE JUNHO 2011

Olá pessoal, como passaram desde o último encontro?

Os números da "série" A Falta de Valores estão muito legais. Vejo que o assunto foi bem escolhido!

Bom desde o último domingo fiquei um pouco "famoso" depois que apareci na reportagem do Fantástico. Recebi boas críticas e, ruins (caso não tenha visto, clique aqui e veja).



Antes de mais nada peço desculpas por, apesar de tentar ser imparcial, não consegui.

Começo meu post de hoje com trecho da música "Pagu" da cantora Maria Rita:

"..Nem toda feiticeira é corcunda, nem..toda brasileira é bunda. Meu peito não é de silicone..."

Nem todas que foram ou vão estudar lá fora são "coitadinhos" como algumas pessoas me falaram num fórum.

A realidade abordada na reportagem NÃO É A REALIDADE DA MAIORIA.

Escolheram uma faculdade TOTALMENTE sem estrutura.

Conversei com muitos amigos. Um, inclusive, veio da cidade de Brasiléia e é amigo do diretor clínico que aparece na reportagem. Ele me disse que a faculdade realmente é fraca e sem estrutura, mas como todos sabemos, é algo ISOLADO.

Tenho muitos conhecidos nas fronteiras do Brasil com o Paraguai e sei que lá existem duas faculdades que também não possuem uma estrutura legal - sei porque estive lá, mas até onde sei, estão se mexendo para melhorar.

A faculdade na qual eu estudei - em ASSUNÇÃO, PARAGUAI - é dona de uma excelente estrutura. Possui vínculos com vários hospitais referência e um hospital escola para as atividades do internato.

Quando eu tinha aulas pré-internato, eu ia para os hospitais referência. Ex.: Aula de oncologia era dada no Hospital Nacional do Câncer. Aula de Pneumologia era dada no Hospital BroncoPulmonar Max Boettener que é o referência na área citada.

Amigos que estudaram na Bolívia - Santa Cruz, Sucre, Cochabamba, etc - disseram que as faculdades de lá possuem uma estrutura igual ou melhor que as faculdades daqui. Outros que estudaram em Cuba, Argentina, Venezuela, entre outros lugares, disseram que as faculdades era muito boas também.

Existem faculdades boas e ruins em todo lugar. Aqui mesmo no Brasil vemos que hora ou outra há uma faculdade sendo interditada ou até mesmo sendo proibida de realizar vestibular por falta de estrutura adequada. Assim como existem bons e maus profissionais e bons e maus alunos/acadêmicos. Ninguém é hipócrita de de dizer que não.

O fato de estudar aqui no Brasil não quer dizer que você será o melhor profissional e tampouco se estudar fora será o pior.

Antes de ir para o Paraguai, fiz três anos de cursinho exclusivamente e depois fiz outro ano de cursinho aliado ao curso de Ciências Biológicas numa faculdade ESTADUAL (2003). Cursei apenas um ano.

No mesmo campus havia uma faculdade FEDERAL com o curso de Medicina SEM ESTRUTURA NENHUMA. Uma Federal que todos acham o máximo. Realmente acho o máximo também. Estudar sem pagar nada por isso. Méritos de quem entrou. Mas não venham me dizer que a faculdade é melhor que a minha pois NÃO É NENHUM POUCO. Tenho conhecimento de causa para escrever. Minha irmã estudou na Federal. Tenho muitos amigos que estão ou estiveram em Federais e/ou Estaduais. Sei do que digo.

Portanto, caros leitores, a realidade mostrada pelo programa Fantástico é uma REALIDADE ISOLADA DE UMA MINORIA DE ESTUDANTES.

Quanto ao fato de alguns estudantes irem para lá e passarem "fome" como foi mostrado é outro FATO ISOLADO. Aqui, no Brasil, vemos isso também. Muitas pessoas passam dificuldade para estudarem e se manterem. Agora, NÃO É TODO ALUNO QUE VAI MORAR FORA QUE VIVE SITUAÇÃO COMO A MOSTRADA.

Eu morava numa mansão de três andares no Paraguai com mais 6 amigos. Cada um tinha seu quarto. E jamais passamos alguma dificuldade. Tinha vários conhecidos que moravam em apartamentos luxuosos com muito conforto (luxos que, AO REALIZAR O CAMBIO MONETÁRIO, nos era permitido. O mesmo ocorre quando algum europeu ou americano vem ao Brasil e troca o seu Euro ou Dólar pelo nosso Real). E o mesmo me foi dito por companheiros de Bolívia, Argentina, Cuba - este último, nem tanto pois o regime socialista não permite tantas diferenças.

AS ÚNICAS DIFICULDADES QUE EU ENCOTREI LÁ FORAM:

1 - FAZER MEDICINA que é um curso puxado - como muitos outros;
2 - TER QUE APRENDER OUTRA LÍNGUA;
3 - TER QUE APRENDER A VIVER EM OUTRA CULTURA;

No mais, foi tudo muito bom e fui muito, mas muito feliz todos os seis anos e meio que lá vivi.

Portanto pessoal, a reportagem foi muito bem elaborada. Mostrou muitas verdades que sim acontecem conosco.

As provas de revalidação são de um teor muito acima do nível acadêmico. E NINGUÉM QUER FUGIR DA PROVA. OS MÉDICOS QUE FORMAM FORA DO BRASIL QUEREM É UMA PROVA DECENTE. CONDIZENTE COM A REALIDADE DO ACADÊMICO.

E um recado ao secretário do Ministério da Saúde, MILTON DE ARRUDA MARTINS, preparo inadequado uma ova. Gostaria de ver os acadêmicos do Brasil prestarem a prova e os seus respectivos resultados. Utopia.

E, exagero na nota de corte?! Faça uma prova justa e deixe a nota como está!!

Faltou se dito que dos 628 inscritos no Projeto Piloto - a maior enganação em termo de provas - apenas duzentos e poucos, ou seja, pouco mais de UM TERÇO SE APRESENTARAM. CULPA DA FALTA DE CLAREZA DO EDITAL. E, realmente, apenas dois foram aprovados.

Para enceram este assunto que não vai chegar a lugar nenhum - ao menos num futuro breve - quero dizer que:

EU SOU A FAVOR SIM DA PROVA DE REVALIDAÇÃO. SEI QUE EXISTEM MUITOS FORMADOS LÁ FORA QUE SÃO DE BAIXA QUALIDADE TÉCNICA. REALMENTE FALTA BASE, CONHECIMENTO. DA MESMA FORMA QUE EXISTE UMA IMENSIDÃO DE GENTE DESPREPARADA FORMADA AQUI. TAXAR UM GRUPO PELA FALHA DE ALGUNS É RIDÍCULO - não encontro outra palavra no momento, EXAGERO E SEM NEXO.

Se você tem vontade de ir estudar fora do Brasil, VÁ! Busque o seu sonho, faça aquilo que você tem vontade, mas faça como eu e muitos fizeram. Conheça primeiro o lugar onde você vai estudar. Veja a qualidade do ensino ofertado. E, principalmente, saiba que ao voltar, uma jornada o espera, mas não é coisa de outro mundo, apesar de ser um processo MUITO INJUSTO.




Lembre-se que:

"A aprendizagem é um tesouro que segue seu dono em qualquer lugar."


Até mais pessoal e no fim de semana ou no começo da próxima mais um capítulo da nossa saga dos valores perdidos!! Rsrs

4 comentários:

Blod de Apoio disse...

O Fantástico (Tv Globo) fez uma matéria com o tom de desprezo pelo fato de algumas universidades da Argentina e Bolívia não exigirem o vestibular. Será que a Tv Globo usaria o mesmo tom de desprezo para falar da medicina dos Estados Unidos? Visto que não há vestibular nos Estados Unidos e nem tão pouco há cursinhos pré-vestibulares? Para entrar na universidade, o aluno americano (ou residente) deve fazer um exame que se chama SAT (Scholastic Aptitude Test), que é um exame básico de inglês e matemática. E nada mais! Com base no score obtido, o aluno é aceito ou rejeitado. Obviamente, as faculdades mais nobres exigem scores mais altos.

Blod de Apoio disse...

A matéria do Fantástico mostrou a cidade Cobija na Bolívia, capital do departamento de Pando e da província de Nicolás Suárez. Possui uma população de menos de 30 mil habitantes. É a capital de departamento menos habitado da Bolívia. A estrada que faz a ligação com a cidade de El Choro no departamento do Beni, às vezes ela não é transitável no período das chuvas e assim a cidade fica praticamente ilhada. Brasileiros que estudam em Cobija, são aqueles que não têm condições mesmo financeiramente. Tanto que o Fantástico mostrou quatro estudantes de condições financeiras precárias.

Um pouco do Ser disse...

Andrééé, vc falou tudo..( só não sinto as mesmas dificuldades que vc)Eu antes de vir tbm tinha receio a respeito da educação daqui... e era um assunto bastante discutido na minha família pq meu irmao já estava aqui, mas o contrario da maioria das pessoas que postaram os seus comentarios nos sites de relacionamento eu fui Graças a Deus (que abençoou meus pais com sabedoria) educada e não colocava minha optinião de forma baixa como tenho lido..Mas hoje eu estudo em Santa cruz de la Sierra, na Bolívia e eu amoOo... só iria pro Brasil pra ter o prazer de estar perto de amigos e família... beeeijo..vou te seguir..kkk :D

ANDRÉ DE ALMEIDA disse...

Olá Luiz. Seja bem vindo ao blog.

Concordo com você. Ter um vestibular não o credencia a ser um bom ou mau profissional. O que vale mesmo é o seu desempenho lá dentro.
Há pessoas que passam em último e saem como o melhor da turma e vice-versa.

Abraços