terça-feira, 23 de março de 2010

LAMENTÁVEL!!

Oi pessoal.
Esta postagem foi escrita a semana passada. Na quarta-feria dia 17/03/2010 para ser mais exato.
Disfrutem! (Risos)

Hoje, presenciei uma cena muito chata, mas comum nos nossos dias modernos.

Estava eu esperando numa fila pra lá de enorme no Palácio de Justiça aqui de Assunção. Estava na fila já fazia uns 40 minutos quando aconteceu.
Eu tinha que retirar um papel que era o meu antecedentes penais para apresentar no meu novo emprego. Havia vários caixas para retirar o papel que eu queria, mas só uma fila. E como em qualquer lugar, existem filas especiais, ou se preferem, preferenciais para certos tipos de pessoas, como por exemplo: idosos, mulheres grávidas e, no caso do Palácio de Justiça, para profissionais do Direito. Nada mais justo.
Estamos na fila enorme um monte de gente e eu. De repente, me sai um senhor de uns 45 anos, furioso, "bufando de raiva" e chama um segurança que estava num canto do salão. Motivo: dois homens se dirigiram diretamente a um caixa sem entrar na fila.
O tom da reclamação foi áspero e se pode ouvir claramente. " Senhor, aqueles dois homens estão furando fila!" disse ele apontando para os dois.
O segurança, então, vai até os dois "furões" e os aborda sutilmente.
Eis que sai a resposta: "Sou profissional" disse, educadamente, um deles. Se refirindo que era um profissional do Direito, enquanto apontava para o cartaz que dizia: idosos, gestantes e profissionais do Direito.
Então o senhor se perde e responde aos gritos: "Por**! Eu também sou profissional, "Carvalho"!"
Nesse momento, o salão inteiro para e olha para o "profissional".
O pobre segurança então faz um simples pergunta. " O senhor também é advogado? Porque se é assim o senhor tem preferência também."
"Não" rosnou. "Sou médico, merda!"
Aí foi pra acabar.
O segurança, simplesmente, virou a cara e voltou para o seu canto e todos voltaram para seus papéis em mãos, enquanto o caixa dizia "Próximo!".

Pausa para eu pensar.
...

Pensei.
Analisei.
E indaguei duas coisas.
1) O que faz uma pessoa do suposto nível do senhor estourar assim?
2) Onde foi parar a educação e os bons costumes que eram tão cobrados e preservados há tão pouco tempo?

Sou do tipo de pessoa que por mais que esteja tudo mal, pelo menos a educação a gente tem que manter. Sempre. Não importa a situação.
Poxa, eu também sou médico. E quem sabe não havia outros tantos ali. E ainda, quantos outros profissionais de outras muitas profissões havia?
E todos esperavam tranquilamente.
Claro que ninguém gosta de esperar, mas é assim. Tem que esperar e pronto. Ponto final. Pega a senha e espera. Entra na fila e pergunta para o da frente ou o de trás se vai chover. O que ele achou do time no São Paulo no jogo de domingo. Ou então, fica quieto e não enche! Simples assim.
Fico pensando se no meio de tanta gente não havia um paciente do sujeito. Porque se havia, acho que ele vai mudar de médico em breve.

Há coisas que devem ser mantidas tipo: abrir a porta para outras pessoas, dar preferência a pessoas mais velhas, acompanhar uma mulher na rua com ela do lado da calçada, abrir a porta do carro para a mulher e etc. Dar bom dia, boa noite, boa tarde, oi, olá, tudo bem, como vai... Ser educado.
É triste ver tantas e tantas coisas dessa estirpe. É triste e chocante.
Eu não sei por quais problemas o senhor profissional está passando, mas ainda que tivesse os piores - cada um tem e sabe do seu problema, acho que tal cena poderia ser evitada se ele tão somente dissesse: " Ah, desculpa amigo. Não tinha visto o cartaz!".

Fico por aqui desejando a todos muita calma e principalmente educação nos momentos críticos. E se por um acaso, acha que esta num dia ruim. Fique em casa! É melhor.

ABraços

Um comentário:

Pethula Emmanuelle de Castilho disse...

Oii .. Gosto muito dos textos postados em seu blog. Sempre q tenho um tempinho de tranquilidade passo por aqui e por outros também, que à esmo encontro na internet. Seus comentários acerca do fato que presenciou levam-me a uma reflexão: não temos a obrigação de estarmos de bem com a vida sempre, mas a cordialidade é um dever nosso, diante de qualquer situação. Se alguém nos trata mal, que esse mal se encerre ali, diante de uma resposta cordial de nossa parte, a fim de que não propaguemos, numa corrente infinita, um mal que nos fizeram.
Abraços !!!