sexta-feira, 24 de outubro de 2008

DIRIGIR É UMA RESPONSABILIDADE!!

Olá pessoal.

Essa aí ao lado é a BMW X6. Linda né? R$ 350,000. Mas é linda assim mesmo.

Toda pessoa é apaixonada por carro! Nós, quando jovens, não vemos a hora de completarmos os 18 anos para poder fazer as aulas na auto escola e assim ter a nossa CNH - a Carteira Nacional de Habilitação - e de certa forma, no nosso pensamento, conseguir uma certa independência.
O que nós não sabemos, ou não queremos enxergar, é que ao possuir uma CNH, você adquire uma responsabilidade: Dirigir!

Estou escrevendo a respeito disso porque hoje vi um filme "Crossroads: A Story of Forgiveness (2007)" ou "Caminhos Cruzados: Uma História de Perdão". Os atores são Dean Cain (Bruce Murakami) no principal papel. Quem não conhece o senhor SUPER HOMEM da série Lois & Clark: The New Adventure of Superman? Os restantes papeis são distribuidos a: Peri Gilpin (Erin - advogada),Shiloh Fernandez (Justin Suarez - jovem que conduzia o carro), Julie Warner (Melissa - amiga da familia), Landon Liboiron (Brody Murakami - filho de bruce), Ryan Kennedy (Josh Murakami - outro filho).
É UMA HISTÓRIA REAL!!!
A história é a seguinte: a mulher e a filha de Bruce Murakami sofrem um acidente de carro e morrem. O outro envolvido no acidente é Justin Suarez, jovem garoto, que no momento do acidente estava praticando um "racha" com outro jovem. Justin fica vivo e depois vem a ser processado por assassinato. 
O argumento da promotoria era que ele sabia o que estava fazendo e, assim, agiu de má fé - se estiver errado que alguém me corrija, ok
Apartir daí, Bruce se aproxima do garoto e o filme fica muito interessante. Não vou contar porque perde a graça né, mas digo que vale a pena assisitir. 
A idéia central do filme é a de um garoto que pega o carro e tira "racha" mata uma mulher e uma garotinha e depois tem que conviver com isso, mas tem algo muito bom que acontece que me motivou a escrever. Vejam o filme! Ah outra coisa que fica claro no filme é que: "dirgir é uma responsabilidade!"

Outra coisa que me chamou muita a atenção foi um e´mail que eu recebi há tempos, mas que um amigo me mandou outra vez uns dias atrás.
HISTÓRIA REAL TAMBÉM!!
No e´mail, relata-se a história de Jacqueline Saburido. Já ouviu falar? Ela é a da foto acima.
Jacqui, como é chamada, era uma jovem normal até meados de 1999, aliás, até o dia 19 de setembro de 1999. Neste dia saiu para festejar com os amigos e na volta para casa um outro jovem, totalmente alcoolizado, bateu no carro em que Jacqui e seus amigos estavam. A batida foi muito forte. Duas pessoas morreram na hora, outros duas foram para o hospital com ferimentos graves e Jacqui ficou presa no carro, que se incendiou. Durante 45 segundos, isso mesmo, 45 eternos segundos ela ficou presa no carro.
Parece pouco, mas foi muito. Foi demais.
60 a 70% do corpo dela ficou queimado! Tudo isso devido a uns goles e irresponsabilidade.
Hoje 2008, Jacqueline já passou por várias cirurgias - mais de 50. Só para se ter uma idéia. Ela perdeu os dedos das mãos, orelhas, nariz, a visão de um olho - o outro ele recuperou graças a um transplante de córnea realizado em 2003.
Jacqui faz campanha contra "Direção & Álcool". Ela foi a gorata propaganda de uma campanha feita nos Estados Unidos - ver foto abaixo - e, também, vai a programas como o da Oprah Winfrey (a pessoa que inspirou o "Programa da Márcia" - afff) relatar e tentar mudar o cenário atual. Bem isso ela o faz quando pode porque nem sempre ele tem forças suficientes para fazê-lo.
Num caso como este, geralmete, a pessoa vem a óbito. Ela viveu por alguma razão. Talvez, seja para que muitas outras vidas possam seguir o seu curso em paz e não tenham que passar pelo que esta jovem está passando há 9 anos. 
Não seja você mais uma vítima da combinação mortífera "álcool + direção".
 
Se você não está nem ai para sua vida; ESTEJA AÍ PARA A VIDA DO SEU PRÓXIMO.
Se Beber, não Dirija. Se Dirigir, não Beba.
A vida é divertida, mas não é uma simples brincadeira!

Foto da campanha feita nos EUA
Na parte superior está escrito: " Nem toda vítima de motorista bêbado,
morre no acidente!"
Abaixo: "Não beba & dirija"

Você pode ler mais sobre Jacqueline Saburido em:


PS.: O assunto não acaba por aqui. Vou falar sobre a nova lei de trânsito do Brasil - lei 13/2008, antiga MP 415 - e sobre uma tentativa feita aqui em Assunção para coibir os acidentes associados ao álcool.

Abraços.. 
E se for beber, leve um amigo de motorista e na próxima se ofereça de motorista. Sempre é bom beber com os amigos. MAS que seja com responsabilidade e respeito às outras vidas.

Nenhum comentário: