domingo, 12 de outubro de 2008

Feliz Dia das Crianças!

Olá pessoal.

Fiquei uns dias ausentes, talvez esteja em uma daquelas fases em que escrever algo custa um pouco, mas tudo bem faz parte da vida.

Hoje é dia 12 de outubro, Dia das Crianças!!
Estava me lembrando de quando eu era criança. Boa fase. Hoje estou com 26 anos quase 27 já. O tempo voa!
Alguns de vocês devem lembrar como era na sua época né? Pois bem, na minha eu ficava na rua da minha casa brincando de futebol, "bets", volei, esconde-esconde e outras coisas mais.
Nessa época minha mãe tinha sempre que ir me buscar na rua com o chinelo na mão para eu poder entrar, tomar meu banho e dormir. 
Nessa mesma época também, eu tinha um grupo de amigos com os quais eu jogava futebol num campinho perto da minha casa. Era começar a chover que a gente corria para o campinho. O negócio era jogar na chuva e se sujar. Rsss

Time de Futebol da minha turma de Medicina no primeiro ano de faculdade, em 2004.
Da esquerda para a Direita: Fernando Chamorro, Jair Menezes "Gaúcho", Israel Lemos "Ufos", Marco Aurélio "Vagininha", Jairo "Argentino" Broetto (+2006), Carlos Augusto "Guto Gazela", Eduardo Frota "Mineiro", Walfrido Araújo "Piruka", André de Almeida, David Souza "Axé"

Você deve estar pensando que eu tomei todas ontem e ainda não passou o fogo para estar falando essas coisas sem fundamento, mas prometo que logo logo eu chego onde quero.
Outra diversão que eu tinha era andar de bicicleta com o meu grande amigo o Junior. A gente saia de bike sem rumo. Bonezinho, óculos escuros e walkman. Muito comédia. A gente ia andando por aí e quando cansaço vinha a gente ia na minha casa ou na dele tomar aquele tereré gelado.

**O tereré é uma bebida típica do MS e do Paraguay. É parecido com o chimarrão, mas a erva é diferente e a água é GELADA.**

Então, o lugar onde eu queria chegar é aqui.

A esta altura você deve estar lembrando da sua infâcia e rindo muito e perguntando a si mesmo: "porque hoje me dia não é mais assim?".

Ou vai dizer que você nunca se fez esta pergunta?
Fico vendo as crianças de hoje em dia e vejo que tudo está muito mudado. E fico preocupado.
Antes uma bola, dois pares de calçados e uma rua pouco movimentada fazia a alegria de no mínimo 10 moleques. Ou menos, duas latas de óleo ou dois tijolos, uma bolinha de tênis e duas balaústres. Assim era como eu, meus amigos e vários de vocês faziam para jogar um futebol ou brincar de bets.
Tenho priminhos de 7 e 5 anos e o que eles querem é ter celular porque um amigo tem. Inclusive o de 7 anos já ganhou um celular. 
Quando ele vai na minha casa ele não quer correr na rua e ficar brincando de futebol, pega-pega, cai no poço ou qualquer outra coisa. O que ele quer é ficar no Video-Game! Ficar na net olhando site de joguinhos e no MSN.

Acho que estamos perdendo muitas coisas valiosas que eu e você vivemos e que "nossos" filhos não terão.

E de quem é a culpa? Do meu priminho que olha, maravilhado, o poder do video-game e tudo que há de bom no computador? Ou minha que não o chamo para brincar na rua e que nunca tenho tempo para isso como vários pais?

Eu acho que é minha!! 

E você? Será que você brinca com as crianças como você brincava no seu tempo? Ou você acha melhor dar um brinquedo eletrônico para ela e deixar ela ali no canto que ela se "diverte" igual?

Abraços e Feliz Dia Das Crianças!

5 comentários:

Unknown disse...

Boa reflexão, André...
como as coisas musaram?? Não sei onde elas irão parar, mas q a nossa infancia foi mto melhor do q essa geração, isso foi!

Ah, qdo a gente era adolescente a gente gostava de ir no programa Livre, e não ficar dentro de uma boate se drogando (hehe..)

Vamos orar e torcer pras coisas melhorarem, né?

bjo

Evelyn Benites disse...

Pois é André.
Eu sou um pouco mais nova que vc, tenho 21 anos, mas na minha infância eu me diverti muito!

Tenho ótimas lembranças, qndo viajavamos p o interior eu e meu irmão iamos contando as vaquinhas das fazendas que tinha pelo caminho. rs

Eu e meu irmão tinhamos os amigos da rua apelidada "cossiral"..rs Alí eramos o terror! Rs Meu apelido na familia era maria remendo, pq eu sempre caia, me esfolava, nas brincadeiras, ou aventuras subindo em arvore...

Mas hoje em dia, o maior risco que uma criança pode tomar é ter uma tendinite de tanto videio game. =/ Uma pena...

Talvez a culpa seja nossa, ou dos pais, melhor: acho que é da sociedade!

Tudo é questão de cultura...talvez a interação entre as crianças não é mais cultivada nem na escola... uma pena.

Como disse a amiga do comentário de cima: "Vamos orar e torcer pras coisas melhorarem, né?"

Feliz dia das crianças para vc tb!
Beijos

Moon Light disse...

hi
how are you ?
The Blog is very nice

Can u visit my blog

http://palestinebutterfly100.blogspot.com/

http://mahdarwish.blogspot.com/

Thank's

Anônimo disse...

Hola:

Acabo de ver tu blog.

Espero que visites mis blogs, son fotos de mi pueblo, de España y de Italia y Francia:

http://blog.iespana.es/jfmmzorita

http://blog.iespana.es/jfmm1

http://blog.iespana.es/jfmarcelo

donde encontrarás los enlaces de todos los blogs.

UN SALUDO

Anônimo disse...

mal mal eu brinquei!! =( nunca brinquei de bets! aiuhiauhauhua... o.O
mas eh... tadinha dessas crincas que ficam na frente de maquinas.. e nao na rua msm brincando!!!!
bjuss kreca!! se cuida!!!!
=*******