quarta-feira, 4 de maio de 2011

PASSE ADIANTE 3


Olá pessoal.

Esta é uma postagem programada. Rsrs
Resolvi inovar um pouco. Nunca tinha usado esta ferramenta.

Bom para quem acompanha o blog já sabe do que se trata o assunto, mas se você não lembra ou não acompanha o blog - e claro, não tem a mínima idéia - vai duas dicas: PASSE ADIANTE! e PASSE ADIANTE 2 !

Atualizados? Ótimo.

Hoje, vou postar algo que geralmente eu não faço, mas como gostei do texto e é uma lição no mesmo estilo das anteriores postagens do "PASSE ADIANTE" resolvi colocá-lo.

O texto se chama "Dois meninos" e é de autoria de Vera Moratta.

Você pode visualizar o texto original no site "Recanto das Letras" ou a postagem no blog "Enquanto o amor não vem..." que é de autoria da minha queria e talentosa irmã, Adriana de Almeida.

Confira o texto. Boa leitura!

---------------------------------------------------------

Dois meninos

Jovem ainda eu acreditei que dar aulas seria o mecanismo mais abençoado para fazer desse mundo um espaço magnífico, cheio de humanidade, compreensão e ternura. A caminhada! Como seria longa! Com certeza cheia de sobressaltos, muitas vezes com insegurança, medo e alguns desatinos. Mas eu também tinha a total consciência de que valeria a pena, muitos momentos de felicidade iriam aparecer à minha frente, alguns sorrisos sinceros e para sempre. Seria uma lenta construção misturada ao amor, sonho, crença, esperança e o fazer justiça a partir do trabalho árduo e do coração.
Muitas vezes voltei feliz para casa. Outras vezes chorando ou quase. Na maioria nas vezes voltei pálida como se tivesse “perdido o bonde e a esperança” e, como Drummond, “sabendo que eu não era Deus, sabendo que eu era fraca. “Ah mundo, mundo, vasto mundo”...
Mas eu escolhi a caminhada e fui sua cúmplice de vida inteira, ano após ano o tempo contava com a minha presença.
E assim encontrei a síntese das melhores possibilidades: numa sala estava o Danilo. No ano seguinte, o Murilo.
Meninos comuns. Aparentemente comuns.
E eu fui descobrindo na presença desses dois meninos o quanto é bom acreditar! Eu jamais vira tanta bondade na vida de duas pessoas tão jovens!
Na sala do Danilo, havia um outro jovem, o simpático e igualmente bem educado Gustavo, cadeirante. Para qualquer mudança de sala, ida ao laboratório, qualquer movimentação, imediatamente o Danilo se levantava e ia de encontro ao colega para auxiliá-lo. Sempre com disposição, boa vontade, na sua inteireza e total compaixão. Um companheirismo sincero, amoroso e infinitamente bom.
Antes: uma madura consciência social, um olhar comprometido com as mudanças do país, com o olhar direcionado para o direito do outro também.
Na formatura do Danilo e do Gustavo chorei, mansamente, sem que ninguém me visse. Os alunos entraram elegantes e felizes. Entraram aos pares, sorridentes para os fotógrafos e cinegrafistas no Centro de Eventos. Mas o Danilo entrou apenas no final. Ele poderia ter escolhido entrar no salão com uma linda moça de vestido e cabelos longos. Mas ele preferiu entrar empurrando a cadeira do Gustavo. Foi emocionante demais essa cena! Valeram todos os anos da minha vida profissional! Valeu toda a luta, as dores nas pernas, na garganta, as noites mal-dormidas, as infinidades de provas para corrigir. Como a vida foi grande para mim naquele momento! Deus estava lá encima olhando, feliz e sorrindo mansamente e muito orgulhoso do seu filho Danilo!
No ano seguinte veio o Murilo. Que felicidade! O mesmo sorriso, interesse, empenho, amizade! A mesma disposição para o trabalho, a mesma serenidade. Era a vida se desabrochando com no melhor sentido da primavera! Não tinha na sala nenhum cadeirante, mas se tivesse... lá estaria o rapaz à disposição, inteiro e presente.
Eu não conheço os pais dos dois meninos! Mas só podem ser as pessoas mais corretas, idealistas e cristãs no seu sentido mais abrangente. Devem ter gasto muito tempo na orientação dos meninos, no abrir-lhe os olhos, perceber que o mundo pode ser bom mas que tem que ser burilado cuidadosamente, com mãos e alma dos mais refinados artistas. Os pais dos meninos acreditaram que é possível fazer dessa existência o espaço mais belo que se traduz em encanto, valor, paz e suave melodia.
Vera Moratta
----------------------------------------------

Os meninos do texto são meus primos.

Fico muito feliz e orgulhoso de poder dizer isso.

Parabéns primos e parabéns Vânia e Ronaldo pelos filhos.

À autora, também, os meus parabéns. Lindo texto. Muito verdadeiro. Lendo o texto a gente se enche de alegria pela alegria que você compartilha conosco.

Abraços e lembrem que ajudar aos outros não custa nada e faz um bem ENORME!!!

3 comentários:

Flávia disse...

Orgulhooooooo dos primoss!!!! xD

Lari ツ disse...

Meeeeega orgulhosa dos primos =)

Anônimo disse...

Lindo André... sem comentários!!! estive passeando pelo seu blog, buscando informaçoes e um apoio moral, pois tbem sou estudante de medicina no Paraguay, e ando desanimada demais. Que bom q encontrei seu blog, e melhor agora ler esta historia ta linda. Que bom que existem pessoas como o Danilo, abençoado seja ele pra sempre em seus ideais, tenho um filho que nao é cadeirante, mas tem llimitações e sei como ele as vezes sofre pelas diferenças. Um abraço e fica com Deus. Ah!! se puder add meu msn, gostaria de falar com vc sobre facul... aí esta o meu msn - **************** , preciso tirar umas duvidas. Até mais. Zaine Dupim